Pesquisa revela hábitos de consumo turístico pela internet dos moradores do Rio
O Portal Consultoria em Turismo, a Escola Tecnica de Turismo Cieth, a Fundação Cesgranrio e a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com o apoio da Sergio Castro Imóveis, realizaram de 14 a 29 de junho de 2019, uma pesquisa com 2 mil moradores da cidade do Rio de Janeiro, por telefone, para entender os hábitos de consumo virtual ou seja pela internet, para a aquisição de produtos turísticos. A pesquisa foi coordenada pelo professor Bayard Boiteux (também colunista do Portal Rota Rio) e contou com 12 pesquisadores. A margem de erro é de 2 ,2%
“A comercialização de produtos turísticos pela internet é hoje uma realidade. Os prestadores de serviço estão cada vez mais se adequando ao novo canal de vendas. Os que não seguirem as novas tendências virtuais do mercado não vão sobreviver”, observou o professor.
Seguem os resultados da pesquisa:
Gênero
Masculino-54%
Feminino-46%
Grau de escolaridade
Nível superior-39%
Nível médio-47%
Nível fundamental-14%
Faixa etária
18/31 anos -38%
32/49 anos 29%
50/70 anos 20%
Mais de 70 -13%
Hábito de comprar produtos turísticos pela internet
72% já comprou
28% nunca comprou
Dos que já compraram
35% em agências virtuais
27% em sites de reserva de hotéis
23% nos sites das empresas aéreas
15% em sites de programas de milhagem
Dos que não compraram
20% compra em agências físicas
8% liga por telefone para prestador de serviço
Dos que já compraram pela internet
70% utilizam o celular
20% acessam do computador do trabalho
10% do computador em casa
65% compram viagens nacionais
35% internacionais
35% reservam bilhetes aéreos
30% hotéis e serviços terrestres
30% pacotes
5% apenas reserva de carros
40% viaja uma vez por ano
30% viaja pelo menos 2 x por ano
20% viaja pelo menos 3 X por ano
10% viaja mais de 4 vezes
75% usa eticket quando viaja
25% prefere bilhete aéreo impresso
75% viaja por conta própria
25% através de pacotes vendidos por agências
Portais mais utilizados
Booking-30%
Submarino Viagens-23%
Decolar-18%
Direto nos prestadores de serviços turísticos-29%