‘Plástico Zero’: AquaRio acaba com consumo e oferta de descartáveis de uso único
O consumo e oferta de todos os ítens de plásticos descartáveis de uso único – como copos, talheres e canudos – são coisas do passado agora no AquaRio. O parque – maior da América do Sul e inaugurado em 2016 – anunciou a conquista de se tornar ‘Plástico Zero’, no início deste mês, como resultado de conscientização e esforço de toda a equipe.
O diretor-presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman (foto), falou sobre a importância da conscientização desenvolvida pela ação no parque. “A sociedade não pode mais continuar a matar milhares de animais marinhos inocentes com os nossos resíduos plásticos descartados de forma incorreta. Por isso, o AquaRio dá o exemplo para diminuir o consumo e o correspondente descarte de materiais plásticos”, frisou.
O Grupo Cataratas, concessionária do AquaRio, já conseguiu acabar com o consumo de plásticos descartáveis em dois parques, segundo informações da assessoria de imprensa da empresa. Além do AquaRio, o EcoNoronha também zerou o consumo e a oferta desse material que faz tão mal para o oceano e para toda a vida marinha.
Vale ressaltar que a conquista é resultado do trabalho desenvolvido em parceria com a ONU Meio Ambiente na Campanha Mares Limpos, em junho de 2018. Na ocasião, foi lançada a campanha global “Acabe com a Poluição Plástica”. A temática foi proposta pelas Nações Unidas.
“Na época, especialistas nos apresentaram um panorama bastante crítico, sobretudo para a vida nos oceanos em relação ao uso e descarte indiscriminado de todo tipo de material plástico – polietileno, polipropileno”, recorda Fernando Sousa, diretor de Sustentabilidade do Grupo Cataratas.
Desde então, o esforço por reduzir drasticamente o uso de plástico nos parques se intensificou e envolveu todos os setores do AquaRio, inclusive, os visitantes. E deu certo!