Praia de Cavaleiros recebe conscientização sobre a dengue
A Praia de Cavaleiros recebeu neste sábado (27) uma ação de conscientização sobre a dengue. A programação realizada ao lado do Ponto de Informações Turísticas (PIT) contou com uma tenda em que foi realizada entrega de material educativo para crianças e adultos que passaram pela orla.
A garotada recebeu jogos, cartilhas alusivas à prevenção à dengue e teve contato com o microscópio onde puderam verificar as formas do mosquito Aedes aegypti.
A ação contou com equipes da Secretaria de Saúde; Gerência de Vigilância em Saúde juntamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica e da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas). O objetivo é alertar a população quanto às adoções de posturas que devem ser compartilhadas contra a proliferação do Aedes aegypti.
A tenda atraiu a atenção de crianças e adultos. Entre eles Ana Clara Fernandes, de 7 anos.
“Eu vi o mosquito no microscópio quando é larva. Ganhei cartilha e aprendi que não podemos deixar a água parada e limpa “, contou acompanhada pelos pais.
Também de passagem pelo calçadão, a ciclista Lili de Castro elogiou a iniciativa.
“Já tive dengue e os cuidados para não ter esta doença são essenciais. Parabéns aos envolvidos pela ação”, pontuou.
Presente, o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, ressaltou que a pasta está preparada para atuar na prevenção e combate à dengue.
“Precisamos da colaboração de toda a população. O Prefeito Welberth Rezende determinou terminou ações de enfrentamento para combater o aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti em imóveis ou terrenos particulares e o crescimento de casos notificados de infecção da dengue. Recentemente nos reunimos para montar uma força tarefa. As pessoas devem ter cuidado quanto à proliferação do mosquito, e em caso de sintomas procurar a unidade médica municipal”, comentou.
Já a Secretária Adjunta de Atenção Básica. Gestor: Natália Pires Antunes fez um alerta.
“Precisamos da colaboração de toda população macaense no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya . Cada um tem que fazer sua parte, principalmente dentro de casa. “O que nós queremos é que as pessoas não adoeçam. E este objetivo só é alcançado através da prevenção”, explicou.
A Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales esclareceu que as ações de combate continuarão nos bairros.
A atuação dos Agentes de Combate às Endemias continuará em prol do trabalho de eliminação e prevenção. Vale lembrar que o uso do repelente é essencial, principalmente para quem tiver caso confirmado da dengue.
“Aproveitamos para reforçar que mais de 90% dos focos de mosquito Aedes aegypti detectados em Macaé estão dentro do domicílio. A recomendação é que não se deixe reservatórios com acúmulo de água parada”, comentou.
Ele lembra que a Secretaria de Saúde, por meio das Gerência de Vigilância em Saúde juntamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Adjunta de Atenção Básica continuarão com a capacitação de Coordenadores e representantes das unidades de Urgência, Emergência e Hospitais Públicos de Macaé voltadas para o estabelecimento de fluxos de atendimento das pessoas com suspeita e casos confirmados de Arboviroses, com ênfase na Dengue.
Sintomas – A Gerência de Vigilância em Saúde recomenda atenção aos seguintes sintomas, mais comuns na dengue:
• Febre alta, acima de 38.5ºC
• Dores musculares intensas
• Dor ao movimentar os olhos
• Mal estar
• Falta de apetite
• Dor de cabeça
• Manchas vermelhas no corpo