Prefeito de Maricá anuncia contratação de caminhões pipa para não deixar população sem água

Em vídeo publicado na manhã dessa quarta-feira, 26, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou que o município vai liberar recursos para a contratação de caminhões pipa para abastecer a população.
No vídeo, o prefeito aparece ao lado da presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Márcia Ferreira, que fará a liberação dos recursos para a contratação dos caminhões pipa que atenderão aos quase 2 mil moradores do município.
“Estamos liberando recursos para que a Sanemar contrate caminhões-pipa e atenda emergencialmente mais de 2 mil pessoas que aguardam abastecimento”, avisou Quaquá.
De acordo com a presidente da Sanemar, a medida, tomada de forma emergencial, foi uma decisão do prefeito para impedir que a população sobre com a falta de água, especialmente às vésperas do Carnaval, quando a cidade deve receber milhares de turistas.
“A gente está vivendo um período de seca. A demanda está muito grande, reprimida, de abastecimento; a população está necessitando de água. Vim aqui pedir ajuda ao nosso prefeito. Ele prontamente vai ajudar a gente nessa demanda. Maricá não vai ter problema de água. Nenhum munícipe vai ficar sem água na sua casa”, reafirmou Márcia Ferreira.
Depois do anúncio à população, o prefeito subiu o tom ao questionar os investimentos feitos pela concessionária de água do município, a empresa Águas do Rio, que, segundo o gestor, precisa fazer os investimentos para melhorar o abastecimento da cidade.
“Nós estamos enfrentando uma estiagem grande, mas também tem pouco investimento da Águas do Rio aqui em Maricá, da concessionária Águas do Rio. Quero dizer para eles que nós vamos fiscalizar o serviço e acompanhar o cronograma de investimentos. Sabe que Maricá tem condições de assumir, inclusive, a concessão da água, se eles não fizerem o trabalho direito. Então nós vamos liberar recursos para que a Sanemar possa abastecer o povo de Maricá com pipas enquanto a situação não se regulariza. Mas, olha, avisado à Águas do Rio, eu vou cobrar isso aí de vocês!”, disparou Quaquá.
Além de cobrar mais investimentos da concessionária, o prefeito anunciou que o município pretende liberar 350 milhões de reais para realização de obras de esgoto na cidade, inclusive com o saneamento completo da lagoa. “E eu estou botando 350 milhões de reais aqui com Márcia para obras de saneamento. Em breve, Maricá vai estar toda saneada, com a lagoa saneada e sem esgoto”, concluiu Quaquá.