Prefeitura de Cabo Frio reinaugura duas unidades escolares em Tamoios na próxima semana

Prefeitura de Cabo Frio reinaugura duas unidades escolares em Tamoios na próxima semana

Escolas Municipais Luceléa Rodrigues da Costa e Maria José Barroso serão entregues na segunda (3) e quarta-feira (5)

A Prefeitura de Cabo Frio entregará, na próxima semana, a reforma de duas importantes unidades escolares no distrito de Tamoios. As Escolas Municipais Professora Luceléa Rodrigues da Costa e Professora Maria José Barroso receberam melhorias estruturais e novos equipamentos, proporcionando um ambiente mais moderno, seguro e agradável para o aprendizado e o trabalho.

A Escola Municipal Professora Luceléa Rodrigues da Costa, localizada na Rua da Assembleia, s/n, no bairro Aquarius, será reinaugurada na segunda-feira (3), às 9h.

Inaugurada no dia 12 de abril de 2002 em um local onde havia um grande lixão, a escola homenageia uma antiga professora da região que se destacava por sua preocupação com a comunidade. A escola possui mais de mil metros quadrados de infraestrutura, atendendo a Educação Infantil com 145 alunos, e o primeiro segmento do Ensino Fundamental com 495 alunos, totalizando 640 alunos distribuídos em 28 turmas.

A escola possui uma característica peculiar por estar localizada à beira do manguezal, ao lado do Rio São João e ao encontro deste com o mar, próxima à Reserva do Mico-Leão-Dourado. Essa localização privilegiada proporciona uma riqueza de natureza inigualável, funcionando como um berçário para espécies marinhas e terrestres, que, através de seus manguezais, mares e florestas, evidenciam a diversidade da vida.

Maria José Barroso

Na quarta-feira (5), às 9h, será a reinauguração da Escola Municipal Professora Maria José Barroso, situada na Rua Juscelino Kubitschek, s/n, no bairro Santo Antônio, que será entregue à comunidade escolar.

A unidade iniciou suas atividades em novembro de 1981, durante o governo do prefeito José Bonifácio. Recebeu esse nome em homenagem à professora Maria José Barroso, a “Tia Zezé”, como era conhecida, e que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados.

Maria José Barroso Leite nasceu em 31 de março de 1933 e se formou como professora em 1953, no município de Itaperuna. Efetivou-se na Secretaria de Educação após concurso realizado em fevereiro de 1953. Ela assumiu o cargo de auxiliar de inspeção a partir de 1969 e se aposentou em 1978.

Antes disso, em 1968, realizou o sonho de dirigir uma escola particular como proprietária, a Escola Domingos Sávio, onde se dedicou aos alunos e às famílias, principalmente aos mais carentes, até o final de sua vida.

Tia Zezé foi condecorada em 1986 com o Título de Cidadã Cabo-Friense. Ela faleceu em março de 1992.

Galvão

Galvão