Prefeitura recebe equipamento para testes rápidos de tuberculose

Prefeitura recebe equipamento para testes rápidos de tuberculose

Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em breve irá realizar testes rápidos para pacientes com suspeita de tuberculose. A ação será possível com a chegada do Genexpert, um equipamento avançado para a realização dos testes, doado pela Secretaria de Estado de Saúde. O equipamento vai realizar o Teste Rápido Molecular – TB (TRM-TB), capaz de diagnosticar casos de tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Em um primeiro momento, apenas o teste para possíveis casos pulmonares será feito.

Com a chegada da nova tecnologia, Saquarema se tornará um polo regional para a realização desses testes, atendendo também todas as cidades da Região dos Lagos. O novo equipamento trará mais agilidade ao diagnóstico do Programa Municipal de Tuberculose, que funciona no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), oferecendo consultas e medicamentos gratuitos para os pacientes diagnosticados ou encaminhados por outros serviços de saúde do município.

“Com a chegada desse novo equipamento poderemos oferecer um diagnóstico mais rápido e preciso para a tuberculose, o que é crucial para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar a propagação da doença” – destacou a Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

Os testes serão realizados no laboratório em Bacaxá, que será inaugurado em breve e estarão disponíveis para os pacientes que forem encaminhados pelas unidades de saúde do município. Os pacientes serão orientados sobre como coletar e manusear o material. O resultado da análise do material será enviado em até 48 horas para a unidade de saúde responsável pelo atendimento inicial do paciente. Este avanço faz parte do Plano de Expansão da Rede Laboratorial de Testes Moleculares para o Diagnóstico da Tuberculose, implantado no Brasil desde 2013. Uma das principais vantagens do TRM-TB é sua alta sensibilidade de 95% para a detecção do Mycobacterium tuberculosis, além de identificar a resistência à Rifampicina, principal antibiótico utilizado no tratamento da doença.

Atualmente, no estado do Rio de Janeiro, os equipamentos estão concentrados nas regiões Metropolitana I e II. Após dez anos de implantação, a Secretaria de Estado de Saúde está expandindo o plano para outras regiões, com Saquarema sendo ponto focal para um grupo de 09 municípios.

Os moradores de Saquarema interessados em ser atendidos pelo Programa Municipal de Tuberculose devem procurar o SAE de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 1, no Verde Vale. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail hanseniase.tuberculose2020@gmail.com.

Galvão

Galvão