Professora de Macaé é vencedora de congresso nacional

Professora de Macaé é vencedora de congresso nacional

A professora da Rede Municipal de Educação de Macaé, Gabriela Barreto de Oliveira, foi a vencedora do VIII Congresso Nacional de Educação – ‘O futuro da escola: repensando políticas e práticas’, que este ano homenageou o pesquisador Paulo Freire. Ela foi premiada por um projeto desenvolvido na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Lagomar, com o segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos Anos finais do Ensino Fundamental.Do congresso realizado em Maceió-AL, dos dias 13 a 15 (Dia do Professor), ela participou também em outras duas categorias: uma palestra com o tema ‘Crenças Linguísticas’ e lançamento de seu livro ‘Histórias Memoráveis’, escrito com Sandra Cristina da Silva.

“Estou muito feliz por ter sido a vencedora. Agradeço à secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes, por todo apoio para minha participação no Conedu, representando Macaé e a E.M Paulo Freire. Agradeço a todos os meus alunos e colegas de trabalho, às equipes gestora, pedagógica e administrativa”, diz.

Como resultado quantitativo do projeto desenvolvido na E.M Paulo Freire, 32 alunos concluíram o Ensino Fundamental em julho deste ano, resultado expressivo para a modalidade EJA. Reduzir a abstenção de alunos matriculados na EJA foi o objeto de seu trabalho, realizado de fevereiro a setembro deste ano.

“Acreditamos que a escola precisa ser atrativa para o aluno. Nesta busca por mudanças do processo de ensino-aprendizagem, encontramos nas metodologias ativas de aprendizagem uma forma de engajar os estudantes, para que possam ser protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento”, destaca a professora.

Ela explica: “Cada aluno, refletindo sobre o futuro, definiu suas metas de curto, médio e longo prazo e o que precisarão fazer para alcançá-las. Dentre as atividades realizadas, destaco a de Gabriela Ribas, ‘Projeto de Vida Integral’, com doze áreas do conhecimento, no qual cada aluno escreveu três metas para cada uma das áreas da sua vida. Os alunos com metas definidas são mais engajados”.

Galvão

Galvão