Projeto “Conhecendo Nossa Praia” leva conscientização ambiental à Praia das Pedras de Sapiatiba 

Projeto “Conhecendo Nossa Praia” leva conscientização ambiental à Praia das Pedras de Sapiatiba 

O evento apresentou, também, o teste inaugural da cadeira anfíbia no município

A Praia das Pedras de Sapiatiba recebeu o projeto “Conhecendo Nossa Praia” neste sábado (03/02). O dia foi de conscientização ambiental com a iniciativa promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. A programação na praia que hasteia a Bandeira Azul, no bairro Praia Linda, também contou com diversas ações. 

A grande novidade foi o teste inaugural da cadeira anfíbia no município. O jovem Daniel Andrade Lopes, de 21 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo De Andrade (EMESPP), foi o primeiro a estrear a estrutura e a felicidade estava estampada em seu rosto quando tomou o primeiro banho de lagoa. Daniel tem paralisia cerebral, uma característica de nascença, detectada por volta dos seis meses de idade. 

A mãe, Nilzimar da Silva Andrade, acompanhou todo o processo e registrou a alegria de ver o filho vivenciando novas experiências. “Quando a gente ia à praia, ele ficava sentado na cadeira de rodas o tempo todo. Já com a possibilidade da cadeira anfíbia, a gente se anima até para sair de casa mais vezes, porque aí ele vai ter a oportunidade de ter o contato com a água da praia. Ele estava tão ansioso por isso, só de olhar dá para ter certeza que ele está curtindo. E muito. Ele é curioso. Quando o chamamos para fazer algo, ele logo quer saber o que é, já fica naquela ansiedade, quer dormir cedo para acordar cedo para chegar logo o dia”, comentou.

O dia foi repleto de muita informação ambiental e diversão com a família. A tia, Cleuzimar da Silva Andrade, e os primos de Daniel, Yasmin da Silva Condeixa, de 10 anos; Laura Silveira, de 4 anos; Anthony Cordeiro Madureira, de 1 ano e 11 meses, e o pequeno Rhuan Cordeiro Madureira, de 7 meses, também estavam presentes e aproveitaram o evento. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, as iniciativas de conscientização ambiental são de extrema relevância para a mudança de hábitos da população.

“Estamos trabalhando com educação ambiental não apenas nas escolas, mas com toda a população, a cada vez que realizamos um evento desse, levamos mais informação e conscientização para os moradores e visitantes. Todos querem ver as praias limpas e perceber que pequenas atitudes fazem a diferença contagia cada vez mais pessoas a mudarem os hábitos”, destacou.

O projeto “Conheça Nossa Praia” também contou com ações de limpeza da areia, informações sobre os cavalos-marinhos e conscientização ambiental a respeito da destinação correta do lixo e microlixo.

Galvão

Galvão