Projeto “Rio Construção” pretende desenvolver o setor

Projeto “Rio Construção” pretende desenvolver o setor

Encarar os desafios da transformação digital na Construção Civil e disseminar o conhecimento da metodologia Bim para dar mais agilidade aos projetos, com a digitalização dos processos e o aumento da produtividade nas obras. Esse é o objetivo do projeto Rio Construção Bim, apresentado na última segunda-feira, 16, para as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Obras e Casa Civil, na Prefeitura de Nova Friburgo. O projeto faz parte do Programa Rio Construção, lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em agosto de 2022, para alavancar o desenvolvimento do setor. 

“A maior dificuldade do setor é a demora nos processos de licenciamento. A Licença 4.0 já simplifica os processos e reduz esses prazos. Com a implantação do Bim será possível dar segmento com mais agilidade, melhoria e planejamento, aumentando a produtividade”, ressalta Gustavo Sarruf, diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil Centro Norte Fluminense (Sinduscon). 

“O Bim é um conjunto de políticas, processos, tecnologias e pessoas que geram uma metodologia para gerenciar os dados digitais essenciais do projeto e da construção ao longo do ciclo de vida do empreendimento. A partir de abril, a adoção do Bim é uma exigência dos governos, a nova lei de licitações já prevê o uso prioritário dessa metodologia”, explica Cristiane Magalhães, especialista técnica em Construção Bim do Senai. 

O objetivo da Firjan é executar um projeto piloto no município para realizar tanto o diagnóstico de maturidade simplificado, como o Plano de implantação Bim, por meio de uma capacitação ofertada pelo Centro de Referência da Construção.

“O diagnóstico e o Plano de implantação levarão em conta a participação das equipes técnicas das secretarias no levantamento de informações que impactam o negócio nas dimensões dos processos, pessoas e tecnologia. Isso permitirá um planejamento das ações para implantação de BIM por parte das secretarias envolvidas”, afirma Andreia Arpon, especialista setorial da Firjan e gestora do projeto Rio Construção. 

“Essa parceria com a Firjan é muito importante porque agrega muito conhecimento, nos permite avançar e planejar para alcançar essa tecnologia o mais rápido possível. O poder público precisa estar preparado e com uma equipe pronta para absorver as novidades que chegam”, comenta Andrea Duque Estrada, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo.

A Voz da Serra

Galvão

Galvão