Projeto social vai promover atividades culturais e gratuitas à comunidades de várias cidades do estado do Rio de Janeiro
O Projeto “De Olho no Duto”, investimento social da Transpetro, levará a arte circense para os moradores de Casimiro de Abreu, nesta sexta-feira, 26, a partir das 17h, na Praça Floriano e no sábado, 27, às 15h, no Bairro Industrial.
Ao todo, o projeto contemplará 39 comunidades do Rio de Janeiro, vizinhas às instalações dos dutos da Transpetro, entre elas: Itaguaí, Mangaratiba, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Macaé, Quissamã, Magé, Paracambi, Miguel Pereira, Guapimirim, Rio das Ostras, Carapebus, Campos e Casimiro de Abreu, Paracambi. As apresentações acontecerão durante um período de dois anos, envolvendo mais de 600 atividades artísticas, como oficinas, cortejos, espetáculos e rodas de conversas. Estima-se que 150 mil pessoas de todas as idades serão favorecidas.
Em Casimiro, um cortejo, com a Cia Chirulico, vai abrir a programação com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para interagir. Em seguida, haverá a oficina circense, com aula de circo para crianças, jovens, adultos e idosos, que poderão vivenciar algumas modalidades circenses, como malabares, perna de pau, bambolês e palhaço. Logo depois, ocorrerá a apresentação do espetáculo “Carrossel Brincante”, que conta com números de magia cômica, malabarismo e palhaçadas. A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores.