Proposta em favor dos servidores municipais é aprovada pela Câmara de Macaé

Proposta em favor dos servidores municipais é aprovada pela Câmara de Macaé

A Câmara Municipal de Macaé aprovou na última quarta-feira (16) o reajuste anual para servidores ligados à Prefeitura. O prefeito Welberth havia fixado um índice de 7% para 2025 e a expectativa é que esse valor seja repassado aos servidores a partir de maio.

A vereadora Leandra Lopes também solicitou a revisão das áreas de insalubridade na administração pública por meio de um requerimento. A ação foi importante para a abertura da discussão sobre a valorização do funcionário público. O reajuste foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Segundo informações, o Requerimento 154/2025 pretende incluir os servidores que exercem suas funções em arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e memória da cidade entre os que fazem jus a receber o adicional por insalubridade. A justificativa é que eles estariam expostos a agentes patogênicos, causadores de doenças graves, sobretudo respiratórias. A demanda acompanha a nova lei federal 14.846/2024, que prevê medida especial de proteção a esses trabalhadores.
Leandra também pediu atenção para as categorias “esquecidas”. “É importante que essas pessoas sejam vistas e reconhecidas pela função que desempenham e recebam pelos riscos a que estão expostas”, defendeu a vereadora.

A vereadora também fez um apelo ao Executivo pela valorização, recuperação e cuidado mais amplo com o funcionalismo público. “Temos um passivo muito grande com esses trabalhadores. A saúde mental deles está prejudicada há tempos. São muitas as demandas e necessidades para que o serviço público funcione bem. Mas se queremos cuidar da cidade, precisamos cuidar de quem cuida dela, que são os servidores”.

Ricardo Salgado (MDB) e Cesinha (Cidadania) também discursaram em favor da causa e das ações do Executivo. Dra. Mayara Rezende (Republicanos) informou que fez uma indicação para a implementação da medicina do trabalho na administração municipal. “Assim, poderemos conhecer melhor o servidor e acompanhar as suas demandas de saúde, respaldando inclusive o pagamento de benefícios e indenizações”.

Galvão

Galvão