Prova híbrida da Maratona do Rio está prevista para acontecer em novembro
Após nova antecipação do calendário de vacinação da Prefeitura do Rio, a prova física da Maratona do Rio tem uma previsão de retorno ao calendário de corridas de rua do Brasil. O evento, cancelado em 2020 e já adiado este ano, por conta da pandemia da Covid-19, ganhou nova data. Anteriormente marcado para este próximo final de semana, vai acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro. Neste ano serão realizadas as provas de 5k, 10k, 21k, 42k e Desafio (63k).
Para garantir a segurança dos participantes, a Maratona do Rio está preparando uma retomada consciente e com um protocolo elaborado a partir de referências, regras e regulamentos publicados pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro e Organização Mundial da Saúde – OMS. O documento completo está disponível no site da prova.
Os atletas que ainda não se sentirem confortáveis para participar da corrida realizada no Rio terão a opção de competir na prova virtual pelo aplicativo Running Heroes. A organização do festival desenvolveu, junto aos órgãos competentes, uma série de protocolos específicos para cada momento da jornada do corredor – inscrição, entrega de kits, largada, percurso e arenas -, para que os corredores se sintam seguros durante o evento.
As inscrições seguem abertas. Por conta das vagas limitadas, é possível a realização de um pré-cadastro no site da Maratona do Rio, para os atletas que desejarem ter prioridade na compra – o que não garante a vaga para participar do festival. Os atletas que se inscreveram para correr no ano passado e que, devido à pandemia transferiram para este ano, não precisam realizar o pré-cadastro e receberão um voucher para confirmar a participação posteriormente. Todos terão que apresentar o ciclo vacinal completo para participar da Maratona do Rio 2021.
Os corredores já podem se preparar para a Maratona do Rio realizando os desafios virtuais disponibilizados gratuitamente no aplicativo Running Heroes. “Com o calendário de vacinação da Prefeitura do Rio. Para nós, a saúde sempre virá em primeiro lugar e, por isso, estamos acompanhando de perto a situação da pandemia no país e elaboramos um rigoroso protocolo de segurança. Queremos que todos estejam preparados quando esse dia chegar. Então, é aproveitar os desafios para manter a forma”, incentiva João Traven, diretor de produções da Maratona do Rio.
Para Fernanda Cozac, diretora de marketing, a realização da prova marca um momento de esperança para toda a comunidade de corredores. “Estamos muito animados com a volta da prova física da Maratona do Rio no calendário de corridas de rua. Este é um momento pelo qual estávamos todos aguardando e acreditamos que será de muita celebração entre os atletas. A volta da Maratona resgata uma emoção que estava adormecida e marca um momento histórico da retomada das competições de atletas amadores e profissionais”, conta.
A Voz da Serra