Quem tem parabólica terá que trocar pelo modelo digital

Quem tem parabólica terá que trocar pelo modelo digital

A antena parabólica tradicional vai deixar de funcionar em breve e para continuar recebendo, em casa, o sinal de TV aberta normalmente, e de graça, será preciso fazer a substituição da parabólica convencional pelo novo modelo digital. Quem ainda não substituiu o equipamento deve se apressar, pois a recepção do sinal de TV já pode sofrer interferência com a chegada da tecnologia 5G, que também opera na mesma frequência da antena de TV (Banda C). A nova parabólica digital está em outra faixa bem distante da frequência anterior.

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que já tenham a parabólica tradicional instalada e funcionando têm direito à substituição gratuita do equipamento. Para saber se tem direito, as famílias devem acessar o site ou ligar para 0800 729 2404. A substituição dos equipamentos é realizada pela Siga Antenado, que é a entidade administradora da faixa criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

Algumas vantagens do modelo digital 
1 – Por que a nova parabólica digital é melhor do que a tradicional? 

É uma tecnologia mais moderna, que oferece canais novos, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Sem quedas ou ruídos.

2- Quem precisa comprar uma antena nova?

Só precisará obter uma parabólica digital quem tem a parabólica tradicional, aquela antena grande, telada, cheia de furinhos. As famílias que assistem à TV por qualquer outro meio, como TV paga, antena digital/UHF (espinha de peixe) ou streaming (internet) não precisam trocar seus equipamentos.

3- Os canais da parabólica digital costumam ter interferências? 

A nova tecnologia traz benefícios, como um número fixo para cada canal e a identificação automática de novos canais. Ao identificar alguma falha na sintonia, os técnicos recomendam verificar se o receptor está conectado à entrada HDMI selecionada no controle remoto. A maioria das TVs mais novas possui mais de uma entrada HDMI, que é um conector que transmite dados de um dispositivo ao outro. Se não conseguir sintonizar, a maneira mais simples é mudar do “HDMI 1” para o “HDMI 2”, ou vice-versa. Assim, você encontrará a qual delas o seu receptor está conectado. 

4 – Os problemas comuns na parabólica tradicional existem na digital?

Os aparelhos são mais modernos e o menu de configurações mais técnicas é protegido com senha ou outra estratégia para que os usuários não desconfigurem o receptor sem perceber. Outra vantagem é que a lista de canais passa a ser fixa e não é mais necessário que o instalador escolha a ordem de exibição dos canais. Cada emissora passa a ter um número fixo. Também acaba o problema dos canais repetidos, já que a atualização é feita digitalmente.

5 – O sinal de TV vai continuar falhando depois de uma ventania, por exemplo?

Se depois de um período de ventos fortes ou chuva a TV ficar sem sinal, é possível que exista algum problema na fixação da parabólica. O ideal é que procure o instalador para verificar se ainda está apontando na direção certa. O problema pode ser prevenido na hora de escolher o produto, dando preferência às antenas com melhor fixação. Também é importante que, no momento da instalação, o profissional meça a intensidade e garanta um alto nível de qualidade do sinal. A boa notícia é que a nova parabólica digital é menor, portanto, sua fixação se torna mais simples.

6– Por que alguns canais ainda não pegam na nova parabólica digital?

São poucos e raros os canais que não migraram para a nova parabólica digital. Já são mais de 80 canais disponíveis, e muitos deles são regionais. 

7 – Como saber se entraram novos canais?

Diferente da tradicional, na parabólica digital não é preciso atualizar manualmente a lista de canais. A atualização é feita automaticamente. Então, basta conferir a lista de canais de vez em quando para encontrar as novidades. Outra vantagem é que com a nova parabólica digital é possível visualizar a programação da emissora e saber a que horas começa e termina o seu programa favorito. 

Galvão

Galvão