Quissamã é a 1ª cidade do Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil
A cidade mais sustentável do estado do Rio de Janeiro, Quissamã é a primeira da região Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil. Os dados do 2º Quadrimestre de 2023 da Atenção Primária foram divulgados pelo Ministério da Saúde. O município obteve nota 8,65.
“A colocação alcançada por Quissamã nos motiva a aprimorar cada vez mais nossas ações, mas mais que isso comemoramos que a população está recebendo o atendimento que ela merece e espera nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Parabenizo todas as equipes das USFs da cidade que diariamente fazem um trabalho de excelência nos cuidados à saúde da população”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.
O Previne Brasil é a política de financiamento federal da atenção básica em saúde no País. A avaliação toma como base critérios de atendimento, como: “proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal”; “pré-natal com tratamento para sífilis e HIV”; “saúde bucal da gestante”; “cobertura do exame citopatológico”; “percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada”; e “cobertura de vacinação pólio e penta”.
Desde o ano passado, o município de Quissamã se mantém entre os 10 municípios mais bem avaliados, no estado do Rio de Janeiro, pelo Previne Brasil. A secretária de Saúde de Quissamã, Milena Viana, enfatiza o trabalho em equipe e os esforços da gestão para melhorar o atendimento na atenção básica.
“A Atenção Primária é a porta de entrada do paciente no sistema de saúde. Em Quissamã, a cobertura da Estratégia Saúde da Família é de 100%. Nosso esforço é sempre no sentido de oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo. O trabalho em equipe e o apoio da gestão que entende a capacidade de resolutividade da Atenção Primária proporcionam este excelente resultado”, frisou Milena Viana.
Além do atendimento, o resultado foi alcançado com os investimentos realizados pela Prefeitura, como a informatização dos dados por meio do Prontuário Eletrônico. Durante o atendimento, nas USFs, os dados são inseridos de imediato no sistema e enviados ao Ministério da Saúde que faz a análise do Previne Brasil. Outro grande investimento na área é a construção da nova Unidade Saúde da Família da Penha, nos padrões do Ministério da Saúde, que está em fase de conclusão.