Quissamã recebe Sala do INSS Digital em parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal

Quissamã recebe Sala do INSS Digital em parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal

Aguardada há mais de 30 anos no município, a sala do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Digital foi inaugurada nesta segunda-feira (7) pela prefeita Fátima Pacheco e vice Marcelo Batista, ao lado do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Deputada Estadual, Delegada Martha Rocha, além de representantes do Órgão.

A instalação foi possível graças a articulação da administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o INSS-GEX Campos dos Goytacazes. A sala funciona na Rua Visconde de Quissamã, 342 – Centro.

“Um INSS é a legitimidade da cidadania do povo brasileiro e cerca de 38 milhões recebem algum benefício da Previdência Social. Média de R$1,7 mil. Não é tanto, mas ajuda a sustentar muitos lares por esse Brasil. Abrir essa sala e contar com sua [Prefeita Fátima] colaboração, contribuição e a sua parceria, é abrir as portas da esperança. Acessem o sistema informatizado, vejam seu direito nesse portal e me ajudem a corrigir as injustiças que a gente comete. Que a estrela brilhe no caminho de cada cidadão e cada cidadã de Quissamã”, comentou o ministro Carlos Lupi, citando o portal do INSS (https://meu.inss.gov.br/).

A sala INSS digital garante operacionalização de requerimentos de serviços, consulta de processos e cumprimento de exigência, na modalidade à distância, facilitando o acesso dos munícipes aos serviços ligados à Previdência Social. A prefeita Fátima Pacheco e o vice Marcelo Batista ressaltaram a parceria com o Governo Federal e comemoraram a importante conquista.

“Primeiramente, destacar a vinda do ministro Lupi a Quissamã. Veio na hora certa, provando que respeita a cidade do interior, de 25 mil habitantes. Passamos quatro anos em um deserto de políticas públicas e nunca conseguimos falar com um ministro. Muito importante e essencial essa sala aqui em Quissamã. Quem precisa dar entrada em um INSS faz por necessidade básica. A implantação do INSS em Quissamã é falada há 30 anos, e nada mais é que promoção humana, de inclusão, cidadania”, disse Fátima.

Marcelo ressaltou a parceria do Governo Federal. “Os ministros do Governo Lula têm sido grandes parceiros e sempre nos atendem de portas abertas quando estamos em Brasília. E fruto desta parceria vemos hoje aqui. A população que antes precisava se deslocar a cidades vizinhas para serviços básicos do INSS, agora não precisa, já que o atendimento é perto de casa”, comentou.

A aposentada Vera Lúcia Ferreira, de 76 anos, relata que há mais de 15 anos precisa se deslocar até municípios vizinhos para atendimento. Com a sala em Quissamã, o acesso será facilitado. “Vai ajudar muito. Só agora ter tudo aqui pertinho fica muito mais fácil”, destaca.

Também participaram o Superintendente Regional do INSS, Marcos Fernandes; Secretário Planejamento de Carapebus, Marcelo de Souza; além dos vereadores Fábio Castro, Cássio Reis, Adeílson Lopes, Aílson Barreto e Mazinho Batista.

Galvão

Galvão