Rio Convention reúne DMCs para discutir mercado de eventos
O RioCVB realizou, nessa terça-feira, 04, no hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, a segunda reunião com os DMCs – Destination Management Companies – associados. O objetivo foi identificar pontos que possam ser melhorados, visando otimizar o trabalho dos operadores. Na ocasião, o tema principal foi o acesso aos ingressos de grandes eventos com antecedência.
A cidade possui um movimentado calendário de eventos, mas os operadores, muitas vezes, não conseguem ter acesso a compra das entradas, o que prejudica a elaboração de pacotes e o oferecimento de serviços especializados. Tudo isso é fundamental para melhorar a experiência do turista.
“Quando as agências conseguem as informações e o acesso aos ingressos com antecedência é possível trabalhar essa venda e atingir um público maior. São muitas oportunidades no calendário que poderiam atrair mais turistas, mas sem um bom espaço de tempo fica praticamente impossível trabalhar o mercado, principalmente o internacional”, disse Sonia Chami, presidente do RioCVB.
Para os DMCs, seria fundamental um planejamento prévio em parceria com os organizadores dos eventos, tanto para se elaborar estratégias de vendas como para a divulgação do produto, como explica Philipe Campello, diretor do Rio Convention: “Quando a experiência do turista é satisfatória, ele passa a ser um garoto-propaganda da cidade. Se ele consegue os serviços necessários e tudo funciona bem, esse cara vai ter uma visão muito positiva do destino e indicar para outras pessoas. É isso que queremos garantir”, finalizou.
Participaram, como convidados, o Secretário Estadual de Turismo do RJ, Otávio Leite, o Presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães e a Presidente da ABAV RJ, Cristina Fritsch.
Temas como serviços nos aeroportos e proteção tarifárias dos hotéis serão alguns dos assuntos abordados nas próximas reuniões.