Rodrigo Bacellar é o novo presidente da Alerj

Rodrigo Bacellar é o novo presidente da Alerj

O deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito, na última quinta-feira, 2, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com mandato de dois anos. Foram 56 votos favoráveis, 13 abstenções e uma ausência na votação que elegeu a chapa única “Unidos pelo Rio” para conduzir a casa. Entre os 12 parlamentares que compõem a Mesa Diretora, mais que dobrou o número de mulheres – passando de duas para cinco integrantes.

Bacellar afirmou que será um defensor da pluralidade democrática no parlamento fluminense. “Todos nós teremos de trabalhar juntos para dar voz a quem não tem, para cobrar políticas públicas eficientes e para defender o melhor para o nosso estado e a nossa população”, declarou o novo presidente, que agradeceu o apoio que sua candidatura recebeu do governador Cláudio Castro; e de grande parte dos deputados.

O presidente eleito reiterou ainda que, apesar do bom relacionamento com o governador, trabalhará com isonomia no Legislativo. “A partir deste momento, não há mais aqueles que me apoiaram, aqueles que criticaram ou aqueles que se abstiveram. O Brasil de hoje precisa de paz; o Rio do amanhã, de união. Democracia também requer isonomia. Assim, o que um deputado tiver, o outro também terá. O princípio de igualdade é fator determinante”, destacou Bacellar.

Prioridades

O novo presidente da Alerj elencou as prioridades do seu mandato, destacando a necessidade de uma reforma tributária, em função da quantidade de benefícios que são concedidos no estado, e reforçou o foco no desenvolvimento do interior, em especial da região do Porto do Açu.

Bacellar reiterou o compromisso de resguardar a pluralidade do parlamento, em especial na composição das comissões. “Fui o primeiro presidente na história que, antes de se consagrar vencedor, quis chamar todo mundo para participar da divisão das comissões. De modo que ninguém fosse atropelado”, comentou.

A votação

A sessão foi presidida pelo parlamentar com o maior número de mandatos, deputado estadual Carlos Minc (PSB). As deputadas Tia Ju (Republicanos) e Martha Rocha (PDT) foram escolhidas para secretariar os trabalhos. A votação em chapa única ocorreu após desistência da candidatura por Jair Bittencourt (PL). A votação aberta e nominal foi garantida por decisão judicial. No plenário, o deputado reforçou a unidade da base de governo.

Compromisso com o interior 

Natural de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, o novo presidente assumiu seu compromisso com o interior do estado. “Rio de Janeiro forte é um interior forte. Tenho orgulho de ter vindo do interior e vou trabalhar para fortalecer ainda mais nosso estado. O lamparão chegou ao poder!”, concluiu, se referindo à palavra originada no interior de Campos para fazer alusão ao farol instalado no cabo de São Tomé, semelhante a uma grande lamparina.

Composição da nova Mesa Diretora 

  • 1º vice-presidente – Brazão (União)
  • 2º vice-presidente – Tia Ju (Republicanos)
  • 3º vice-presidente – Zeidan (PT)
  • 4º vice-presidente – Célia Jordão (PL)
  • 1º Secretário da Mesa – Rosenverg Reis (MDB)
  • 2º secretário – Dr. Pedro Ricardo (Pros)
  • 3º secretário – Franciane Motta (União)
  • 4º secretário – Giovani Ratinho (Solidariedade)
  • 1º vogal – Índia Armelau (PL)
  • 2º vogal – Dr. Deodalto (PL)
  • 3º vogal – Valdecy da Saúde (PL)
  • 4º vogal – Renato Miranda (PL)
Galvão

Galvão