Saúde de Cabo Frio reforça cuidados e prevenção no Dia Mundial do Combate à Tuberculose

Saúde de Cabo Frio reforça cuidados e prevenção no Dia Mundial do Combate à Tuberculose

Aproveitando a data que destaca a importância da luta contra a tuberculose, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio alerta para a persistência da enfermidade como um desafio de saúde pública, ressaltando as formas de prevenção e o acesso ao tratamento. 

O primeiro passo para a cura é buscar atendimento assim que os sintomas surgirem. Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, que pode evoluir para tosse com sangue, além de cansaço extremo, febre e suor noturno, são sinais de alerta. Ao perceber esses sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde onde está cadastrado. 

Caso seja necessário acompanhamento, o tratamento pode ser realizado gratuitamente em uma das três unidades de saúde especializadas: PAM de São Cristóvão, Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios. A duração do tratamento é de seis meses. 

“Essa é uma doença que pode ser evitada e tem cura, desde que os pacientes sigam as orientações médicas e busquem ajuda ao notar os primeiros sintomas”, destacou Christiane Távora dos Santos, coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde. 

Transmitida pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma infecção contagiosa que pode atingir diversos órgãos, como rins, ossos, intestinos e meninges, mas afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Indivíduos com imunidade baixa e que mantêm contato diário e prolongado com doentes são mais vulneráveis ao contágio. 

O Dia Mundial do Combate à Tuberculose é celebrado na próxima segunda-feira (24). A data reforça a necessidade da conscientização sobre a doença, que, se não tratada a tempo, pode levar ao óbito. 

Mais informações sobre o programa de combate à tuberculose podem ser obtidas pelo telefone do Departamento de Saúde Coletiva de Cabo Frio: (22) 2646-2506, ramal 2343.

Galvão

Galvão