Secretaria de Educação promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Secretaria de Educação promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mobilização reforça importância da Campanha “Maio Laranja”

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, promoveu atividades em escolas da rede municipal para reforçar a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi destinada aos alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, na E. M. Dulce Jotta de Souza (São João), E. Mz. Manoel Martins Teixeira (Balneário das Conchas), E. Mz. José Teixeira Paulo (Balneário das Conchas), E. M. Barnabé Mariano (Cruz) e E. M. Antonio Vaz da Silva (Recanto do Sol), entre outras.

A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, comentou sobre a ação. “O mês de maio é chamado ‘Maio Laranja’ por ter a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mas sempre é tempo de falar sobre esse tema. A campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização na cidade”, afirmou.

Fotos: Divulgação SEMED/PMSPA

Na oportunidade, foram realizadas ações com os alunos e pais ou responsáveis. O objetivo da campanha foi destacar a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra o abuso sexual. A iniciativa promoveu conscientização sobre os sinais, os recursos disponíveis para ajudar vítimas e como denunciar casos de abuso. A Coordenação de Orientação Educacional realizou, ainda, uma capacitação para os orientadores educacionais, que contou com palestra realizada pela promotora de Justiça da Infância e Juventude, Paula Marques. 

Para a diretora-geral da Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, Annik Antunes Corrêa, é importante abordar o tema. “Recebemos uma palestra sobre Educação Preventiva, onde a coordenadora Maria Regina abordou, de forma fácil, o entendimento sobre o abuso. Foi de suma importância para nossa comunidade, haja vista que os índices são alarmantes e precisamos alertá-los e acolhê-los para que eles se sintam seguros e denunciem”, disse. 

A supervisora pedagógica da E.M. Antonio Vaz da Silva, Katia Medici Reis, também comentou sobre a programação. “Trazer para as crianças reflexões sobre a prevenção quanto ao abuso infantil foi uma ação muito importante da Secretaria de Educação na nossa escola. As crianças ficaram atentas e participaram comentando sobre reportagens da atualidade relacionadas ao que a coordenadora Regina orientava e alertava”, disse. 

Conheça os canais para denúncias:

  • Disque Direitos Humanos – 100
  • Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia – 2627- 6570
  • Plantão 24h Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia – (22) 99733-8909
  • Denúncia por meio do e-mail: conselhotutelarspa@hotmail.com  
Galvão

Galvão