Secretário de Cultura destaca artesanato como manifestação artística
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, prestigiou neste Carnaval as tendas do Polo de Artesanato montadas na orla dos Cavaleiros em horário ampliado nos dias de folia. O artesanato é um dos vetores socioculturais incentivados pela pasta. Nesta terça-feira (21), as tendas estão abertas até 19 horas.
– O artesanato é um dos setores que a secretaria de Cultura trabalha para fomentar e no Carnaval não poderia ser diferente. O artesão tem um papel importante na identidade cultural brasileira e é uma expressão que une arte, talento e técnicas variadas – ressaltou o secretário de Cultura, Leandro Mussi, acrescentando que o artesanato é uma manifestação artística que combina tendências contemporâneas com outras tradicionais e aquece a economia familiar.
A coordenadora do Polo de Artesanato, a artesã Ana de Souza, assinalou que as vendas tiveram alta com a programação de Carnaval. “Estamos muito felizes. O prefeito Welberth Rezende, o secretário Leandro Mussi que está sempre conosco, aqueceram o setor artesanal em Macaé. A programação diversificada no palco dos Cavaleiros com os artistas chama público e muitos turistas vêm comprar”, constatou. Leonardo Chapado, especialista em joalheria artesanal, reforçou que o movimento aumentou no Carnaval.
Especialista nos segredos de nós, a arte macramê, a artesã Valéria Marins disse que o Carnaval deste ano registrou aumento nas vendas. “Minha arte é macramê, bordado. A vibe turística que o prefeito Welberth Rezende está trazendo está nos favorecendo. Tem turista que só vai embora domingo que vem”, relatou.
Fantasias, arquinhos e máscaras de Carnaval, chinelos customizados que combinam com as fantasias, biquínis, saias, luminárias de cano de PVC, bonecas de pano, souvenirs de Macaé (camisas, ímãs, bolsas, canecas), pintura à mão, desenho realista, peças de decoração com reaproveitamento de madeira, e arte em mosaico são algumas expostas.
Técnicas de amigurumi – arte japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô -, patchwork – conhecido por sua diversidade de cores e formas geométricas -, e pontilhismo, que valoriza as cores acima das linhas e formas, também podem ser encontradas.
São comercializados ainda filtro dos sonhos e mandalas, outras peças de roupas em crochê, biscuit, essências e aromatizadores para ambiente, acessórios femininos, costura criativa, bolsas jeans, moda pet, roupas de bonecas, bolsas de fio de malha e tapetes de crochê.