Seminário regional de Educação Inclusiva reúne Executivo e Judiciário

Seminário regional de Educação Inclusiva reúne Executivo e Judiciário

A Secretaria de Educação de Macaé promove na quarta (13) e quinta-feira (14), no auditório do bloco B da Cidade Universitária de Macaé, o seminário regional “Sistema de Justiça e Educação Inclusiva – Desafios e Perspectivas”. A abertura será às 14h, com a presença dos representantes do Ministério Público, Bruno Cavaco e Lucas Bernardes, e representantes da Defensoria Pública, Marina Lopes e Maísa Sampaio. O evento reunirá membros do Judiciário e gestores da Educação de Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu.

Também haverá a participação de gestores das pastas da Saúde e Assistência Social. Na quinta-feira (14), os seis municípios presentes apresentarão seus painéis. As inscrições gratuitas e abertas ao público poderão ser feitas, até a abertura do evento, através do link https://forms.gle/o5ed5xr2EvrEKMfo7, disponível no Portal da Prefeitura de Macaé.

A Secretária de Educação de Macaé, Leandra Lopes, ressalta que o objetivo do seminário é a apresentação da prática do Executivo Municipal ao Judiciário. “Vamos mostrar a prática no chão da escola, para que, juntando as forças, possamos atender com qualidade e equidade o aluno. O Ministério Público foi um grande incentivador para a realização deste seminário como fórum permanente. Posteriormente discutiremos esta questão de forma mais ampla, com a participação da sociedade civil, de pais e daqueles que precisam deste atendimento. A ideia é pensar uma política pública para a nossa região de forma democrática”, disse Leandra.

Macaé atendeu neste ano letivo (dado da preliminar do Censo Escolar) 2.346 alunos do público alvo da Educação Especial. A Rede Municipal de Ensino oferece 68 Salas de Recursos, todas com professores com pós-graduação na área de Educação Inclusiva; 10 Salas de Apoio Pedagógico Específico (Sape) e quatro módulos do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Apoio ao Escolar (Cemeaes). Estes módulos oferecem atendimento prioritário a este público. Além disso, o município tem serviço de Classe Hospitalar e atendimento domiciliar aos alunos que não se encontram em condições de frequentar a escola por algum período. Em outubro, a Secretaria de Educação realizou um seminário com finalidade formativa em inclusão social.

A Superintendente de Educação Inclusiva e Social, Janaína Pinheiro, será a mediadora da temática abordada por Macaé, ‘Os desafios da pessoa com deficiência: um olhar intersetorial para o educando’. O tema será subdivido em três eixos: profissional de apoio, flexibilização curricular e atendimento integral à pessoa com deficiência.

“Este ano, o município ampliou a contratação de profissionais, como psicólogos e fonoaudiólogos, professores de Educação Física e assistentes sociais, buscando expandir o atendimento nos Cemeaes. Todos os aprovados em processo seletivo para ASE foram contratados para atuar na política de inclusão e ainda contratamos professores”, frisa.

Confirmaram presença no evento a Secretária de Educação de Quissamã, Helena Costa; a Secretária de Educação de Casimiro de Abreu, Gracenir Oliveira; o Secretário Municipal de Educação de Rio das Ostras, Maurício Henriques; a Secretária de Educação e Cultura de Conceição de Macabu, Tawanne Couto; e a Secretária de Educação de Carapebus, Ivanete Santos.

Galvão

Galvão