Site do TSE com dados dos candidatos das eleições municipais recebe atualização

Site do TSE com dados dos candidatos das eleições municipais recebe atualização

Faltando pouco menos de 3 meses para as eleições municipais, marcadas para o próximo dia 6 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou uma atualização para o sistema DivulgaCandContas, que oferece diversas informações sobre o pleito, como, por exemplo, a situação dos candidatos junto à Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal, a atualização visa oferecer uma melhor experiência visual aos usuários que buscam mais informações sobre as candidaturas das suas cidades, como requerimentos de registro de candidaturas, arrecadação e gastos de campanha, entre outros dados.

Apesar da atualização, o site ainda está sem as informações dos candidatos, já que os nomes de quem pretende disputar as eleições para a chefia do Executivo ou as cadeiras do Legislativo municipais só serão conhecidos após as convenções partidárias, que acontecem entre 20 de julho e 5 agosto.

Além das informações dessa eleição, a plataforma permite acessar desde já dados de últimas 4 eleições, as duas municipais, de 2016 e 2020, e as duas gerais, de 2018 e 2022, e também identificar o histórico de candidatas e candidatos naqueles pleitos.

O TSE lembra que os candidatos têm até o próximo dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral, com seus dados sendo inseridos no DivulgaCandContas, que contará com todos os requerimentos de candidatas e candidatos.

“A página de entrada do DivulgaCandContas é bastante visual e intuitiva. A plataforma permite recortes nacionais, regionais, estaduais e municipais. Em poucas semanas, será possível visualizar as informações sobre a tramitação do requerimento de registro de cada candidata ou candidato (qual é o cargo pretendido, qual é a situação do registro, se a candidatura é por um partido isolado, uma federação ou uma coligação), assim como a declaração de bens apresentada, entre outros dados. Todas as categorias relacionadas às campanhas para cada um dos cargos em disputa são facilmente acessíveis, como o ranking de doadores e o de fornecedores, a base de dados de doação do financiamento coletivo, o limite de gastos e a prestação de contas”, detalhou o TSE.

No site também será possível acessar as estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas, com os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias e mesários, entre outras informações.

“A atualização de informações é constante na plataforma e acompanha o calendário eleitoral. No menu superior à direita, há também acessos para as atas de convenções e para os documentos de diplomação das candidatas e dos candidatos. O sistema DivulgaCandContas segue o processo eleitoral desde o registro das candidaturas até a diplomação das eleitas e dos eleitos, em dezembro. Após esse período, as bases de dados podem ser refinadas de acordo com o trabalho das equipes de dados e estatísticas do TSE”, completou o órgão máximo da Justiça Eleitoral.

Galvão

Galvão