Tráfego intenso e confuso nesta terça em Friburgo
Os motoristas de Nova Friburgo enfrentaram nesta terça-feira, 18, um trânsito confuso e literalmente caótico em vários pontos da cidade. O motivo? Alguns trechos do Centro estão interditados para obras de drenagem, poda de árvores e também para a festa da cerveja e em seguida a celebração da reforma protestante.
Trecho em frente à prefeitura interditado até o fim deste mês
Nova Friburgo terá a volta da tradicional Festa da Cerveja, realizada da próxima quinta-feira, 20, a domingo, 23, na Avenida Alberto Braune, e na sequência, entre os dias 24 e 31, acontecerá o evento alusivo à Semana da Reforma Protestante, no mesmo local. Com isso, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) iniciou na segunda-feira, 17, as alterações no trânsito do Centro para os preparativos da estrutura dos dois eventos. Com isso, o trecho da Avenida Alberto Braune, entre a antiga Rodoviária Leopoldina até o final da prefeitura e a Rua Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco) estão fechados. A reabertura será no dia 1º de novembro.
Os motoristas que saem da região sul no sentido norte devem seguir pelas ruas Mac Niven, Moisés Amélio, Gonçalves Dias, Lopes Trovão, Modesto de Mello e Duque de Caxias. Já os motoristas que vêm da região norte e se dirigem ao sentido sul devem seguir pela Avenida Alberto Braune e dobrar a direita na Duque de Caxias, seguindo pelas ruas Comendador Giuseppe Mastrangelo, José Eugênio Muller ou seguirem pelo eixo rodoviário da RJ-116. A Rua José Nahum Bechara e a Avenida Campesina Friburguense, permanecem abertas para o tráfego. A Rua Leuenroth está com duplo sentido de direção em toda a sua extensão.
Com essa interdição, as linhas urbanas de ônibus que ligam o Centro à região sul: Theodoro, São Pedro da Serra, Varginha, Ponte da Saudade, Catarcione, Alto de Olaria, Cascatinha, Sítio São Luiz e Granja do Céu partem da Estação Livre e seguem para seus destinos pela Avenida Galdino do Valle Filho com ponto de parada na Rua Padre Roberto Saboia de Medeiros, no Paissandu, junto com as linhas intermunicipais.
Já as linhas Cordoeira, Catarcione e Tingly via Braunes, no sentido Centro, passam agora pelo viaduto. As linhas procedentes de Conselheiro Paulino, Terra Nova e São Jorge/Três Irmãos com destino a Olaria não passarão pela Estação Livre nem pela Avenida Alberto Braune seguindo pela Avenida Galdino do Valle no sentido Paissandu. As linhas que ligam o Centro à região norte não tem alterações de itinerário.
“Tudo é festa né? Então precisamos fazer a nossa parte. Para quem anda de ônibus é complicado. Para quem gosta de festa, não. Se cada um fizer sua parte dá para equilibrar”, relatou Eliane.
“Tá ótimo para mim pois eu moro no Cordoeira. Mas a festa poderia ser realizada no Suspiro, por exemplo, para causar menos transtornos. Mas pra mim, tudo bem! Estou animada para essa festa pois eu amo música”, disse a aposentada Márcia.
Lojistas relatam queda no movimento
“Esse fechamento já atingiu muito o comércio. Antes o fluxo era bem maior, o pessoal que passava aqui para pegar ônibus e as pessoas que passavam de carro acabavam vendo as vitrines e entravam nas lojas para comprar algo. Particularmente eu achei bem complicado a interdição desta via. Essas festas poderiam ser realizadas na Via Expressa, por exemplo”, disse a gerente de uma loja.
“O movimento teve uma queda bastante razoável. Vamos ver se com a realização dessas duas festas as vendas melhoram, já que por enquanto o movimento deu uma boa caída”, esclareceu o lojista Leonardo Herdy
“O movimento piorou bastante. Essa interdição acaba atrapalhando, já que o cliente geralmente para de carro perto da loja para buscar alguma coisa e com essa interdição ele não consegue. Na cidade existem locais mais adequados para a realização dessas festas, não tem lógica promovê-las em meio a um centro comercial”, relatou o funcionário Otávio.
Trecho da Rua Augusto Cardoso interditado
Desde a manhã desta terça-feira, 18, o trânsito está interditado em um trecho da Rua Augusto Cardoso, entre as esquinas com a Rua José Eugênio Müller e a Avenida Comte Bittencourt por causa do início das obras de drenagem e ampliação da rede de captação de águas pluviais do centro da cidade – intervenção promovida pelo Governo do Estado do Rio.
Os motoristas que desejarem acessar a Avenida Galdino do Valle Filho deverão seguir pelas ruas José Eugênio Müller e Antonio Soares Macedo para, então dobrar a esquerda na Rua Francisco Miele, acessar a Ponte do Suspiro e, em seguida, na Avenida Galdino do Valle Filho no sentido Paissandu.
Essa primeira fase da obra foi dividida em três etapas. O fechamento desse trecho da Rua Augusto Cardoso tem previsão de duração de uma semana. Na sequência, o cruzamento com a Rua José Eugênio Müller deverá ser feito em um fim de semana, de modo a minimizar os impactos no trânsito. Após isso, será interditado o trecho da Augusto Cardoso, entre as esquinas da Avenida Alberto Braune e Rua José Eugênio Müller. Esta terceira etapa também deve durar aproximadamente uma semana.
“O único problema desta obra é que ela está sendo feita simultaneamente com a alteração do trecho perto da prefeitura por conta da Festa da Cerveja e do evento gospel. Essa rua seria uma via para desafogar o trânsito e está interditada. Mas isso, para mim, não é problema. A obra foi avisada com antecedência. Se é para a melhoria da cidade, não tem problema algum”, relatou Jefferson, que mora na Rua Augusto Cardoso.
“É um absurdo fechar essa rua, pois essa seria a primeira opção de saída já que está tudo fechado em frente a prefeitura. É um verdadeiro caos, todas as transversais estão engarrafadas. É uma estupidez”, disse a friburguense Cláudia Martins.
Trecho da Rua General Osório interditado das 7h às 17h até quarta
A Smomu informou também a interdição de uma faixa de rolamento na Rua General Osório, no trecho entre os números 4 e 69, até esta quarta-feira, 19, das 7h às 17h, para a realização da poda de árvores. A Smomu solicita ainda aos proprietários de veículos que evitem o estacionamento no trecho informado.
“Eu sei que é para o bem da população, mas essa poda não poderia ser feita em um fim de semana para reduzir o transtorno? A cidade já está com dois trechos interditados e ainda colocam uma poda no mesmo período. Parece até brincadeira”, disse o aposentado Antônio Henrique.