Três estradas estaduais do Sul do Rio podem ser privatizadas

Três estradas estaduais do Sul do Rio podem ser privatizadas

Um pacote de concessões à iniciativa privada proposto pelo Governo do Rio, podem privatizar três estradas estaduais do Sul do Rio de Janeiro, entre elas, a RJ-145, RJ-155 e RJ 127.

A RJ-145, de 108 km de extensão, vai do distrito de Passa Três, no município de Rio Claro, até Rio das Flores. Já a RJ-155 (Rodovia Saturnino Braga), de 76 km de extensão, estende-se entre Barra Mansa e Angra dos Reis, e a RJ-127, abrange 44 km entre a Via Dutra, em Paracambi e a BR-393 (Lúcio Meira), em Vassouras.

Algumas irregularidades, como a falta de manutenção, mato alto no acostamento e placas de sinalização escondidas, são reclamações constantes de motoristas. Um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro aponta que as três rodovias estaduais precisam de investimento da ordem de R$ 6,8 bilhões em um período de 30 anos. O dinheiro seria usado em obras e manutenção das estradas.

De acordo com a Firjan, ainda não há um modelo de concessão definido. Há pelo menos duas alternativas: as concessionárias instalariam praças de pedágio ou seriam contratadas pelo Governo do Estado para administrarem as rodovias.

Segundo informações, o Governo do Estado informou que não há licitações de privatização das estradas. Sobre as condições da RJ-145, o Departamento de Estradas de Rodagem disse que existe um projeto de melhorias para a estrada, mas que está em fase de licitação. Disse ainda que não tem um prazo para as obras começarem.

Galvão

Galvão