TurisRock promete alavancar o turismo no interior do Estado do RJ
Conforme o Rota Rio anunciou, foi realizado na tarde desta quarta-feira, 15, o lançamento da campanha TurisRock, parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Turismo e Rock in Rio, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O evento, realizado no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, contou com a presença do governador Wilson Witzel, do secretário de Turismo, Otávio Leite, e do criador e presidente do festival, Roberto Medina.
O TurisRock é uma ação para estimular o turismo em todo o estado do Rio de Janeiro. O objetivo é incentivar as 700 mil pessoas que deverão ir ao festival a visitarem outros destinos do estado, além da capital, por meio de um desconto de 30% nos estabelecimentos hoteleiros participantes da promoção.
O programa tem apoio da Indústria de Hotéis (ANIH), dos Conventions Bureau (CVBs) e das Prefeituras Municipais. A promoção será válida de 20 de setembro a 13 de outubro para todas as cidades do estado, exceto a capital.
O presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), Marco Navega, considera louvável essa parceria, pois fomenta o turismo no interior. “Iniciativas como essa fortalecem e unificam o Estado em torno de um evento reconhecido mundialmente. O Rio é lindo, desde a capital até o interior, e teremos a oportunidade de apresentar nossas belezas a um número maior de visitantes”, acredita.
Um dos municípios participantes é Cabo Frio, que esteve representada pelo secretário de Turismo, Radamés Muniz. “O evento marcou o começo dessa parceria, entre os municípios do interior do Rio e a organização do Rock in Rio. O estado do RJ todo tem a singularidade do potencial turístico. Na ocasião, conseguimos projetar um vídeo institucional mostrando as belezas de Cabo Frio. Foi fantástico poder propagar nosso município neste importante evento. A ação vai mostrar a força do turismo como resposta imediata de fonte de economia. Muito bacana essa parceria entre o estado e a iniciativa privada”, ressaltou Radamés.
Na edição desse ano, 65% do público do festival vêm de fora do Rio entre pessoas de outros estados e visitantes de 59 países como Rússia, Estados Unidos, Emirados Árabes, Polônia, Noruega, Chile, Dinamarca e Canadá. Segundo estudos realizados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o impacto econômico do Rock in Rio para a cidade do Rio de Janeiro está estimado em R$ 1,7 bilhão.
“O turismo é fundamental para o Rio e vamos aproveitar essa grande quantidade de visitantes de outros estados e países para incentivá-los a conhecer as atrações das cidades fluminenses”, disse o governador Wilson Witzel.
Durante o seu pronunciamento, o presidente do festival, Roberto Medina, falou a ação conjunta. “Esta parceria é muito importante, pois estimula a economia local dos municípios que são tão atrativos quanto a Capital. O Rock in Rio está sempre empenhado em ações que promovam o Rio de Janeiro e tragam mais investimentos e turistas para a cidade”, comenta Roberto Medina.
“Estamos vivendo um tempo novo para o Turismo no Estado. E todos os esforços devem ser feitos para alavancar o setor e fortalecer, sobretudo, o interior com suas potencialidades”, defendeu o deputado Welberth Rezende (PPS), presidente da Comissão de Turismo da Alerj.
O Rock in Rio acontece no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro.