Vassouras vai sediar o Festival Café, Cachaça e Chorinho

Vassouras vai sediar o Festival Café,  Cachaça e Chorinho

O tradicional circuito gastronômico e cultural mais charmoso do interior do Rio de Janeiro, foi criado em 2004 e está inserido no calendário do Vale do Café.

O objetivo do evento é levar o público a um contato mais profundo com o Café, com a Cachaça e com o Chorinho, elementos da cultura brasileira tradicionalmente vinculados à história e ao imaginário do Vale do Paraíba Fluminense.

O festival visa também apoiar os empreendimentos e pequenos negócios para estimular o desenvolvimento local, fortalecer o turismo ampliando a circulação de turistas e aumentar a taxa de ocupação nos hotéis.

Nesta edição, o projeto contará com uma estação gastronômica montada no coração da cidade (dentro da antiga estação ferroviária) onde ficarão dispostos os produtores de cachaça, expositores de café, cervejas especiais com café e food trucks. Vão participar as cachaças Carvalheira (Vassouras), Magnífica (Vassouras), Fazenda Ribeirão (Barra do Piraí), Vieira de Castro (Rio das Flores) e a convidada Tellura de Campos dos Goytacazes. A programação didática vai contar com a participação do Barista Fred Coff and Beer e da Sommelier e Bartender Deise Novakoski.

O evento conta com a realização da Prefeitura Municipal de Vassouras por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Cultura. Tem o apoio da Associação Comercial (ACIAV), da Universidade de Vassouras, do Mara Palace Hotel, do Café Favorito e restaurantes do trade local.

“O evento tem uma grande importância não só para Vassouras, mas para toda a região, por conta da nossa identidade. Nós estamos no Vale do Café, denominada assim pelo Ministério do Turismo, obviamente pelo vínculo histórico referente ao primeiro Ciclo do Café no Brasil. A cachaça também tem uma relação muito estreita com a região. Temos vários alambiques, alguns centenários, e o chorinho, vem das manifestações da culturais do nosso povo. O evento tem grande apelo midiático e uma aceitação muito boa do público”, disse o Subsecretário de Turismo, José Luiz Júnior.   

PROGRAMAÇÃO

26 de abril (SEXTA-FEIRA)

19h – Abertura. Local: Estação ferroviária de Vassouras

20h – Caipirando Local: Estação ferroviária de Vassouras

21h – Camerata de Violões de Três Rios Local: Estação ferroviária de Vassouras

27 de abril (SÁBADO)

09h – Minuto de História (com Andréia Pit) – Local: Estação ferroviária de Vassouras

10h30 – Música entre amigos (chorinho) Local: Estação ferroviária de Vassouras

15h – Segredos do Café – Oficina e degustação com Deise Novakoski Local: Centro Cultural Cazuza

16h30 – Um passeio pela história do Café – Dos primórdios à atualidade. Com Fred Coffe and Beer. Local: Estação ferroviária de Vassouras

18h – Choro em 13 cordas – Duo de Violões com Anderson Tuta e Paulo Cesar Botelho. Local: Estação ferroviária de Vassouras

19h30 – Choro na dose (Coquetéis com cachaça e café). Por Deise Novakoski. Local: Estação ferroviária de Vassouras

28 de abril (DOMINGO)

9h30: 13ª Caminhada na Natureza no Hotel Fazenda Galo Vermelho. Vagas limitadas!

Inscrição grátis pelo site: https://vassouras.caminhadas.info

10h30: – #TMJ Local: Estação ferroviária de Vassouras

11h30: – Harmonização de cachaça com queijos brasileiros. Com Fred Coffe and Beer. Local: Estação ferroviária de Vassouras

15h – Segredos do Café – Oficina e degustação com Deise Novakoski Local: Centro Cultural Cazuza

17h – Choro na dose (Coquetéis com cachaça e café). Por Deise Novakoski. Local: Estação ferroviária de Vassouras

18h – Quinteto Lorenzo Fernandez (repertório de choro) – Local: Estação ferroviária de Vassouras

Galvão

Galvão