Vem pra Terê: Secretaria de Turismo promove capacitação para profissionais das áreas de gastronomia e de hospedagem

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, profissionais e colaboradores do ramo de gastronomia e da rede hoteleira iniciam a semana participando de cursos gratuitos de atualização profissional. Nesta segunda, 09/08, aconteceu o workshop gratuito sobre gerenciamento básico de restaurantes. Na terça-feira, 10/08, será realizado o curso de Distribuição e Tecnologia para Meios de Hospedagem.

A ação, que faz parte do Programa ‘Pra Cima Terê’, de Recuperação Econômica e Geração de Emprego, mix de ações do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, está inserida no eixo ‘Vem pra Terê’, cujo objetivo é promover o destino Teresópolis, atrair eventos e aquecer a atividade turística no município, gerando emprego e renda.

A qualificação é fundamental para estarmos atualizados com as tendências de mercado, a fim de aumentar nossa competitividade nos cenários regional, nacional e até internacional. Por meio de uma rede de relacionamentos construída no Rio de Janeiro e no Brasil, trazemos a Teresópolis profissionais renomados no ramo de consultoria, que vêm gratuitamente repassar conhecimentos para que nosso empresariado e seus colaboradores se motivem a estar em constante evolução. O objetivo é sempre melhorar o atendimento ao nosso turista e valorizar o produto Teresópolis”, esclarece Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo.

Gastronomia

O workshop gratuito sobre gerenciamento básico de restaurantes reuniu empresários, chefs de cozinha e colaboradores numa capacitação dinâmica nesta segunda-feira, 09/08, no Teatro Municipal, localizado no prédio da Prefeitura. Com 26 anos de experiência como consultora em gastronomia e mercado, a chef Ro Gouvêa orientou os profissionais sobre como usar de forma eficiente ferramentas para tornar o dia a dia de suas empresas mais planejado, organizado e sem desperdício.

“Gestão abrange todas as áreas de um restaurante, é o que define a lucratividade e o sucesso de um estabelecimento. O mais importante é entender onde estão os custos. Trouxemos um sistema de gestão com o olhar para dentro da cozinha, onde o profissional vai entender os custos de ficha técnica, de mercadoria vendida, por exemplo. A pandemia mostrou a diferença que faz na vida de quem tem uma gestão afinada e de quem não tem”, comentou Ro Gouvêa, acrescentando que informações complementares e esclarecimentos podem ser obtidos na página www.controlenacozinha.com.br.

Atuando no mercado e prestes a investir em gastronomia mexicana, a microempresária Claudia Mateus aproveitou todas as dicas. “Precisamos realmente desse suporte para termos um norte e fazermos nossa rotina de uma forma mais profissional, com uma gestão mais focada no negócio e alcançar resultados positivos. Gostei muito”, elogiou.

Há seis meses em Teresópolis e interessada em investir em um estabelecimento especializado em alimentação vegana, Claudia Moreira também aprovou o workshop. “Achei o curso muito interessante porque a gente faz as coisas de uma forma muito intuitiva e acaba tendo perdas. O curso mostrou como é importante a administração e a organização na gastronomia. E o dono do negócio tem que saber de tudo um pouco e estar presente em todas as áreas”, opinou.  

Meios de hospedagem

Direcionado a gestores do setor hoteleiro, o curso gratuito Distribuição e Tecnologia para Meios de Hospedagem será realizado nesta terça-feira, 10/08, às 14h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea). Palestrantes convidados do Voa Hotéis, Hotel Urbano e Omnibees pretendem profissionalizar os proprietários de meios de hospedagem em Teresópolis, qualificando e atualizando sobre oportunidades de negócios. Os interessados podem se inscrever por meio do link  https://www.sympla.com.br/workshop-distribuicao-e-tecnologia-para-meios-de-hospedagem__1300514.

Galvão

Galvão