Visitas abertas para Trilha da Ciência no Nupem/UFRJ-Macaé

Visitas abertas para Trilha da Ciência no Nupem/UFRJ-Macaé

O espaço Trilha da Ciência, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), em Macaé, está aberto para visitações individuais ou em grupos escolares e demais coletivos organizados de até 40 pessoas. Basta chegar ao Nupem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, ou agendar através do email: espacociencianupem@gmail.com.

São 500 metros de conhecimentos compartilhados e saúde pelo interior do Nupem que proporciona um mergulho no mundo da ciência, cultura e das artes, através de mostras temáticas e interativas. A atual exposição, “Planeta Terra: Origem e Futuros” é um passeio para conhecer desde a formação da Terra, a evolução dos seres vivos, as ameaças à biodiversidade, até alternativas para garantir um futuro melhor para o planeta e os seus habitantes. Podem visitar pessoas de todas as idades.

A Trilha nasceu de um projeto de extensão de alunos dos cursos de Biologia e Engenharia da UFRJ-Macaé como instrumento interdisciplinar para diferentes níveis de escolaridade e públicos. O objetivo é estimular a busca pelo conhecimento de forma dinâmica e, também, proporcionar um espaço para a prática de exercícios físicos para a população do município e região. O espaço é fruto da integração da universidade com a sociedade, de maneira inclusiva e interativa.“A Trilha da Ciência do Nupem é uma iniciativa pioneira na nossa região, que tem demonstrado, através do conhecimento científico, das artes e da cultura, ser uma importante ponte ligando a academia à sociedade macaense. Está sendo muito visitada pelas escolas públicas e privadas e pela sociedade em geral”, destacou o coordenador do projeto, professor Francisco de Assis Esteves.Ele informou que, pela Trilha da Ciência, os visitantes encontram 12 áreas chamadas “Estações do Conhecimento”, com painéis de informações e curiosidades sobre o mundo e a diversidade da natureza, das artes e da cultura. O agendamento garante que a visita seja guiada por monitores. “Todas as visitas são gratuitas, custando apenas a sua vontade de aprender”, enfatizou.

O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, 764, Bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Galvão

Galvão