Walking Tour em Macaé valoriza memória local com visita ao Solar do Monte Elísio

Como forma de valorizar a cultura e a memória local, o projeto Walking Tour passa por diversos destinos turísticos de Macaé. O destino escolhido para esta sexta-feira (26) foi o Solar do Monte Elísio, mais conhecido na cidade como o Colégio Castelo. O projeto estará realizando a visitação a partir das 14h.
O local hoje é sede do Instituto Nossa Senhora da Glória, da Rede Salesiana de Escolas. O mesmo roteiro será repetido no projeto também na sexta-feira da próxima semana, dia 3 de outubro. Só que lá a visitação será às 9h.
Nesta sexta o projeto contará com a participação da guia Paloma Rosa. Na ocasião, ela apresentará informações históricas e curiosidades sobre o Solar Monte Elísio.
É importante lembrar que qualquer pessoa pode participar do projeto Walking Tour. Para isso, basta se inscrever de forma gratuita pelo e-mail: macaewt@gmail.com.
Para o passeio guiado, é recomendável usar roupas e calçados confortáveis, além de protetor solar e bonés, por causa do sol e sempre portar uma garrafa de água.
Sobre o Solar Monte Elísio, ele foi construído no século XIX pelo Visconde de Araújo. A ideia é que fosse um presente para a sua esposa, a viscondessa Luiza Leopoldina de Araújo. O local foi erguido por escravos em uma obra que durou 14 anos até ficar pronta (1852-1866). Integrantes da monarquia e do império visitavam com regularidade os proprietários.
Com acabamentos luxuosos e decoração francesa, uma de suas principais atrações é a escadaria interna de madeira com detalhes entalhados à mão, feita a partir de uma técnica francesa de encaixe.
“Ao conhecer e aprender um pouco mais da nossa história, fazemos com que esta seja ainda mais valorizada. O solar foi construído com requinte e afeto, já que o Visconde queria mostrar todo o seu amor e não poupou investimentos com peças trazidas da Europa e usadas durante a obra”, explicou Paloma, acrescentando que o nome Monte Elísio foi inspirado no nome da famosa avenida francesa, a Champs-Élysées.