Curso de capacitação para a área turística é lançado durante Seminário do TCE/RJ

Curso de capacitação para a área turística é lançado durante Seminário do TCE/RJ

Cerca de 250 pessoas de 38 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro participaram do I Seminário de Articulação Institucional do Turismo Fluminense, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento que aconteceu no último dia 17, apresentou dados e ferramentas para impulsionar o setor, além de ações de cooperação técnica e debates estratégicos de desenvolvimento da atividade no estado. O encontro ocorreu no auditório Humberto Braga, no TCE-RJ.

Na oportunidade, foi informado que a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, realizará cursos de capacitação para os servidores da área turística dos municípios do estado para que todos façam seus planos de Turismo. Atualmente, apenas 10% das cidades possuem o documento e cumprem o planejamento para o setor.

O Programa de Excelência em Gestão Pública do Turismo Fluminense desenvolvido ECG/TCE-RJ foi apresentado pela assessora pedagógica, Márcia Araújo Calçada. O cronograma tem início previsto para agosto e se estenderá até outubro. A programação do curso será divulgada nos próximos meses, através do site www.ecg.tce.rj.gov.br, onde o interessado poderá fazer a inscrição. O curso é dividido em dois módulos: Organizacional de Gestão e Estratégico. As aulas serão ministradas nas cinco sedes do projeto ECG Presente (Campos, Macaé, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda), de acordo com as inscrições recebidas.

Segundo o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, o turismo é responsável por 10,4% do PIB mundial e que um em cada cinco empregos é gerado pelo setor. “Há 1,4 bilhão de turistas circulando pelo mundo e o Brasil recebe apenas 6,6 milhões por ano, o que é pouco. Nossa meta é chegar a 12 milhões”, afirmou, antes de lembrar que o turismo impacta mais a economia nacional do que construção civil, agricultura e serviços financeiros. “Somos a 11ª economia do turismo no mundo e, mesmo com a crise, o setor cresceu 3,5% no primeiro trimestre deste ano”, pontuou Hercy.

Galvão

Galvão