Galeão prestes a deixar de ter voos diretos para EUA. Audiência na Alerj discutiu o assunto. Entenda!

Galeão prestes a deixar de ter voos diretos para EUA. Audiência na Alerj discutiu o assunto. Entenda!

A necessidade de redução do ICMS sobre o querosene é apontada como um dos principais motivos para que companhias aéreas como Latam e American Airlines estejam prestes a deixar de oferecer voos diretos do Galeão para New York e Orlando, entre outros destinos internacionais.

O assunto foi debatido em audiência pública na Alerj, na manhã desta quinta-feira, 28, entre outros temas. O secretário de Turismo, Otávio Leite, e o presidente da Federação dos Conventions Bureaux do Estado, Marco Navega, participaram do encontro.

A audiência foi promovida pelas comissões de Turismo e de Economia, Indústria e Comércio. Os diretores de relações indtitucionais, Claudio Borges, da Gol, e Gislaine Rosseti, da Latam, também participaram do evento, entre outros.

De acordo com Navega, a discussão dos entraves que estão levando algumas aéreas a cancelar voos do Galeão para o exterior, é primordial para reverter o quadro e melhorar o ambiente de negócios de transporte aéreo internacional e nacional. 

“Precisamos melhorar a rentabilidade das empresas aéreas e passarmos a ser concorrentes de outros destinos do mundo onde existem maior lucratividade nos voos e menores taxas a serem pagas ao teminal aeroportuário e companhias aéreas. Precisamos reduzir o ICMS do querosene de aviação que no Rio é alto se comparado a outros destinos no Brasil”, enfatizou.

Segurança também na pauta

Entretanto, outros problemas também foram discutidos na audiência. O efetivo pequeno da Polícia Militar nos dois batalhões que preservam a Ilha do Governador e as linhas Vermelha e Amarela esteve também na pauta. Isso porque, os passageiros preferem ir ao Santos Dumont e dai para Guarulhos para voarem para o exterior por correrem menos riscos. 

“A sensação de insegurança também está afastandando visitantes americanos e de outros países do Rio”, disse o gerente geral da American Airlines no Galeão, Elio Hamaoka. Aliás, a empresa anunciou que no próximo dia 30 encerra os voos com origem do Galeão para New York. Por outro lado, a GOL aproveitou a audiência para reforçar que escolheu o Rio como o hub mais importante dela no Brasil. 

E mais: com a saída da Avianca, a empresa passará a ter mais de 75% dos voos domésticos e vai aliar mais quatro voos internacionais para o Rio ainda neste semestre. Por sua vez, o grupo Latam concentra a maior parte de suas atividades em Guarulhos. Mas, enfatizou que quer continuar voando a partir e para o Rio.

Ao Rota Rio, o presidente da Comissão de Turismo da Alerj disse ter saído do encontro esperançoso de conseguir levar as demandas ao governador, Wilson Witzel (PSC). “A ideia da audiência foi discutir as dificuldades do setor para encaminharmos as propostas de soluções ao Governo do Estado”, ressaltou Welberth Rezende (PPS).

Galvão

Galvão