Macaé sediou I Encontro sobre o Clima, Tecnologias e Redução de Risco de Desastre

Macaé sediou I Encontro sobre o Clima, Tecnologias e Redução de Risco de Desastre

A cidade de Macaé sediou, nessa quinta-feira, 23, o I Encontro sobre o Clima, Tecnologias e Redução de Risco de Desastre, que celebra o lançamento do convênio entre a prefeitura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

O evento, que serviu para a implementação do Centro de Monitoramento e Operações, da Secretaria Adjunta de Defesa Civil de Macaé, aconteceu das 8h30 às 12h20, no Bloco B da Cidade Universitária, que fica na Avenida Aluízio Gomes da Silva, 50, na Granja dos Cavaleiros.

De acordo com a prefeitura, o Centro de Monitoramento contribuirá com o alcance das metas da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), do Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei 12.608, de 2012.

“Além disso, fomentará ações no âmbito do ecossistema de inovação estabelecido em Macaé e apoiará a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base tecnológica”, acrescenta o governo municipal.

Ainda segundo a prefeitura, a previsão é de que sejam instaladas 31 Estações Meteorológicas para o funcionamento do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Defesa Civil no município.

“Será feita a inserção de alunos e profissionais interessados no desenvolvimento de ‘softwares’ e a instalação de equipamentos de telemetria, para acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origens naturais. Com o convênio, as instituições também pretendem desenvolver e aprimorar as estações meteorológicas, modelando os ‘hardwares’ e ‘softwares’ para atender às necessidades do município”, detalhou o município.

Galvão

Galvão