’Manual do turista consciente’ é lançado em Cabo Frio para auxiliar quem visita a cidade
Quem visita Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, não tem mais motivos para ficar ‘perdido’. Isso porque o ‘Manual do turista consciente’ foi lançado recentemente pela prefeitura da cidade.
De acordo com o governo municipal, a cartilha visa trazer dicas e orientações aos visitantes, com o objetivo principal de garantir informações que sejam relevantes sobre o município.
Segundo a prefeitura, ampliando a divulgação do conteúdo, o documento vem sendo repassado aos grupos do trade turístico, Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo e a outros segmentos.
O manual foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e, além de educar, também estimula e desenvolve boas práticas de turismo sustentável.
Tendo como base a Agenda 2030, que trata de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, pelos 193 países membros, o manual é composto por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, conhecidos como ODS.
A cartilha tem 12 páginas e conta desde a história da cidade até questões ligadas ao meio ambiente. O documento já pode ser acessado no site oficial da Prefeitura de Cabo Frio.
A secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Paula Pinheiro, destaca que é importante que esse material chegue a todos os turistas:
Esse material deixa claro quais são as práticas de turismo consciente que queremos desenvolver em Cabo Frio. Além de informar e orientar, nosso desejo é que todos tenham uma experiência agradável e prazerosa em nossa cidade.
No documento, que brevemente também vai contar com versões em inglês e espanhol, também são abordados temas como: procedimentos para entrada de veículos de turismo, legislações para curtir as praias com consciência, indicações dos guias de turismo, entre outros.
A importância de conscientizar
Sendo uma das cidades que mais recebem turistas na Região dos Lagos, Cabo Frio precisa lidar frequentemente com um alto número de visitantes.
No Carnaval desse ano, por exemplo, a quantidade de infrações cometidas chamou a atenção das autoridades.
No quesito trânsito, foram 1.005 veículos multados e outros 53 rebocados em vários pontos da cidade durante as ações da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança.
A fiscalização da prefeitura também apreendeu 48 caixas de som que estavam sendo utilizadas irregularmente.
Nesse período, seis banhistas foram resgatados por afogamentos na Praia do Peró e Ilha do Japonês.
Com o lançamento do ‘Manual do turista consciente’, a prefeitura pretende dar suporte ao visitante e prevenir os incidentes e as infrações.