O mais jovem ‘senador’ do Rio é da Região Serrana

O mais jovem ‘senador’ do Rio é da Região Serrana

O estudante Vitor Hugo Vicente Prado, do Colégio Estadual Francisco Varella, no município de Carmo, embarca neste domingo, 20, para Brasília para “tomar posse” no seu mais novo cargo. O jovem de 17 anos foi selecionado, dentre 250 trabalhos de alunos de todo o Estado do Rio de Janeiro, para participar da Semana de Vivência Legislativa que integra o Programa Jovem Senador.

Para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, o projeto merece aplausos, pois reafirma a importância da cidadania e permite aos alunos conhecerem de perto o funcionamento do Poder Legislativo na capital federal.

Além de subir a rampa do Congresso Nacional, Vitor será diplomado, tomará posse e dará seu voto na eleição para a Mesa Diretora Jovem Senador. Ele também atuará na discussão e aprovação dos projetos apresentados pelos jovens eleitos em todo o país.

O programa

O Programa Jovem Senador proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. Os selecionados acompanham o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

“Fiquei muito feliz e emocionado por ter sido selecionado. Assisti a palestras e pesquisei sobre o tema na escola. Isso foi muito importante para eu escrever meu texto. Agora, o próximo passo é fazer uma boa apresentação do meu projeto”, planeja Vitor.

A subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria estadual de Educação (Seeduc), Joilza Rangel, acredita que a conquista de Vitor servirá de incentivo a outros jovens: “Um estudante do interior representar nosso estado em Brasília e vivenciar todo este aprendizado pode se reverter em melhorias para o ensino. Deixo meu agradecimento especial a todos os professores pelo empenho e pela contribuição para que isso se tornasse realidade.”

O tema da redação do Programa Jovem Senador neste ano foi “Saúde Mental nas Escolas Públicas”. O aluno contou com a orientação da professora de Língua Portuguesa, Ana Flávia Cytrângulo, para vencer a disputa. A diretora-adjunta da escola, Julianna Branco, não esconde o orgulho pela conquista.

“Procuramos inserir nossos jovens em todos os projetos. Acreditamos na formação dos nossos alunos como um todo, porque eles são seres sociais”, destaca Julianna, também responsável pela orientação de outro finalista, Matheus Braga Couto, que participou da experiência em 2017.

Seleção criteriosa 

De acordo com Leonardo Lugão, coordenador estadual do programa, o processo de seleção acontece de forma técnica e criteriosa: “A atenção ao tema proposto, a coerência, a coesão, a objetividade, a transmissão clara da informação, os argumentos e o cuidado com a norma culta da língua foram essenciais para a escolha do trabalho do Vitor”, garantiu. 

Galvão

Galvão