Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, estão entre as melhores do mundo, revela pesquisa

Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, estão entre as melhores do mundo, revela pesquisa

As Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, estão entre as preferidas de viajantes do mundo todo, de acordo com pesquisa feita através de usuários do site de viagens TripAdvisor. O prêmio Traveler’s Choice, realizado anualmente, leva em conta os destinos turísticos que investem em ações de preservação, proteção da vida marinha e combinam visitação com a valorização da sustentabilidade do destino. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), carimbou pela quarta vez o título.

Com ações voltadas à proteção e conservação dos aspectos naturais, a segunda praia brasileira que aparece no ranking mundial integra a Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo. O destino foi a 3ª unidade de conservação mais visitada do Brasil em 2018, com 1,15 milhão de turistas, depois dos parques nacionais da Tijuca (RJ) e de Jericoacoara (CE), pela ordem, o 1º e 2º mais visitados.

Criada em 1997 por solicitação da própria comunidade em uma área onde a atividade pesqueira é centenária, a reserva tem por finalidade garantir a exploração autossustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, tradicionalmente usados para pesca artesanal. Na reserva só podem pescar embarcações que tradicionalmente pescavam em Arraial do Cabo.

O Plano de Utilização, correlato ao Plano de Manejo da reserva, foi publicado em fevereiro de 1998 e tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da reserva com normas técnicas e legais para a exploração racional da fauna marinha, das atividades turísticas e de lazer de outros usuários. O local faz parte da chamada Região dos Lagos, que possui uma restinga praticamente intacta, a Restinga da Massambaba.

Rico em Biodiversidade, com 7 mil km de litoral, florestas preservadas e uma infinidade de rios e reservas de água doce, o Brasil é o país mais competitivo do mundo em Recursos Naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Galvão

Galvão