Pessoa Com Deficiência: criação da Unidade do Autista e do Centro Municipal é abordada em seminário
A prefeitura de Macaé se prepara para inaugurar, ainda em dezembro desse ano, a Unidade Terapêutica do Autista, e planeja para breve – o processo já está em trâmite pela Secretaria Municipal de Saúde – a criação do Centro Municipal para Pessoas com Deficiências. A inauguração destes equipamentos demonstra cuidado e atenção a esta questão, e vem como resposta a muitos anseios deste público.
Esta e outras questões foram abordadas durante o I Seminário Interno Municipal de Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, realizado no mês de setembro pela Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), e o objetivo foi possibilitar um momento de escuta com os próprios profissionais da Saúde que explanaram sobre os serviços já existentes, os tipos de atendimentos já realizados com o público PCD e proporcionar aos profissionais, diálogos sobre a temática de forma a ser compartilhado a ampla rede de cuidados municipal.
“Os profissionais que atuam no SUS precisam trabalhar de forma articulada e, muitas vezes, com compartilhamento de ações. Por isso, nada mais importante do que proporcionar aos mesmos o conhecimento e entendimento de como funciona a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Macaé. Foi uma atividade especial com trocas de saberes para que toda a rede de saúde pudesse obter mais conhecimento em práticas como a realização dos encaminhamentos de forma correta aos usuários, minimizando deslocamentos desnecessários a essa população e seus familiares”, explica Liana do Amaral, Terapeuta Ocupacional e coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência.
Liana é uma das organizadoras do evento, junto com a fisioterapeuta Luciana Vizeu. A profissional ficou muito satisfeita com o resultado.
“Um dos assuntos abordados foi a criação da Unidade Terapêutica do Autista que está sendo implementada em função da grande demanda de atendimentos de crianças com Transtorno do Espectro Autista. A Unidade Terapêutica do Autista atenderá autistas de 2 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias. Já o Centro Municipal para Pessoas com Deficiências atenderá a todas as categorias de deficiências e todas as idades”, observa Liana.