Prefeitura realiza o primeiro mutirão de atualização do Cadastro Único de 2024

Prefeitura realiza o primeiro mutirão de atualização do Cadastro Único de 2024

Seguindo o procedimento determinado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou neste sábado (9) o primeiro mutirão de correção e atualização do Cadastro Único de beneficiários que, por alguma inconsistência, estavam com o Bolsa Família suspenso. O mutirão aconteceu durante todo o dia na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca.

Para este mutirão de Averiguação Cadastral (AVE24), a Prefeitura divulgou uma listagem com os nomes dos titulares de 628 famílias inseridas no Cadastro Único. Foram consideradas as seguintes situações para o mutirão deste sábado: famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) que possuem pessoa com indicativo de ser pensionista ou servidor público municipal, estadual ou federal; registro de famílias unipessoais beneficiárias do PBF.

Clélia Gomes, de Donana, aproveitou o sábado para regularizar a situação do CadÚnico.

“Eu achei ótima essa oportunidade, porque o agendamento no CRAS de Goitacazes, que é da minha região, acontece pela internet e eu não teria tanto tempo para atualizar. Hoje, sendo sábado, eu consegui. Eu deveria fazer até o dia deste mês, então a situação já está regularizada”, contou a beneficiária.

Stefanni Andrade, do Parque Tarcísio Miranda, estava com o Bolsa Família suspenso e também regularizou a situação através do mutirão.

“Eu achei a ação muito boa. Eu acabei descobrindo alguns erros no meu cadastro, então meu auxílio foi bloqueado. Mas agora tudo foi atualizado e está resolvido”, disse.

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Kamilla Oliveira, quem foi convocado e perdeu o mutirão deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu território para fazer a atualização. Campos possui 13 Cras.

“Na ação de hoje, foram convocadas mais de 600 famílias que estão com o Bolsa Família bloqueado, mas ao longo da semana elas podem procuram o equipamento para obterem o atendimento. Dentro dos próximos meses, estamos organizando mais outras ações, porém com outras famílias com perfil de bloqueio e cancelamento também. Quando a gente acabar essa série de convocações, a proposta é fazer uma reconvocação de quem perdeu o mutirão”, explicou a coordenadora.

O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscreverem ou atualizarem seus dados no Cadastro Único, os munícipes, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, podem tentar participar de vários programas sociais.

Entre os programas federais de assistência social e transferência de renda estão o Bolsa Família; o Minha Casa, Minha Vida; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); a Tarifa Social de Energia Elétrica; o recém-lançado Pé-de-Meia, a poupança para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio, entre outros. No município, as famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do CadÚnico, podem ser atendidas pelo Cartão Goitacá e Mãe Coruja

Galvão

Galvão