PRF prende homem com 60 pássaros silvestres dentro de pequenas gaiolas em Teresópolis
Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no fim da noite dessa quinta-feira, dia 17, quando transportava de forma ilegal 60 pássaros silvestres na BR-116, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio.
Segundo a PRF, as aves são da espécie ‘coleirinho’ e ‘canário belga’ e o veículo foi parado durante fiscalização:
Foi encontrado em seu interior 11 gaiolas. Os passarinhos eram transportados muito amontoados em virtude da grande quantidade e do pequeno tamanho das gaiolas. Nenhum dos pássaros possuíam anilhas e não foi apresentado a Guia de Trânsito Animal (GTA). As gaiolas eram pequenas, com várias divisões, próprias para o transporte de grande quantidade de pássaros, possivelmente para a sua comercialização.
A PRF informou que, ao todo, foram contabilizados 60 pássaros silvestres, sendo 50 ‘coleirinhos’ e 10 ‘canários belgas’.
O motorista confessou que fazia o transporte da cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, para o bairro de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, ainda segundo a PRF.
A ocorrência foi encaminhada para a 110ª DP, em Teresópolis. Pelo estado já precário de algumas dessas aves, foi realizada a entrega imediata dos pássaros para uma Área de Proteção Ambiental, no município de Cachoeiras de Macacu.
Os policiais participaram do ato de soltura dos pássaros.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil para saber se o homem ficou detido e se vai responder por crime ambiental e aguarda retorno.